terça-feira, 22 de setembro de 2009

Reforço e Punição

Participando do fórum AOL, a usuária Paula Souza postou algo sobre Reforço Positivo e Negativo/Punição Positiva e Negativa. Achei um assunto interessante e importante a ser colocado aqui - com as minhas palavras (menos o que está entre aspas) -, o que é cada um deles e tal.

REFORÇO POSITIVO (R+)
Adiciona algo para o animal em troca do comportamento esperado, valorizando-o. Espera-se assim, que o comportamento se repita mais vezes.
Ex: petiscos, brinquedos, carinho, "recompensas ambientais" (sair pra passear, correr num parque, cheirar o quanto quiser, conhecer cães novos, etc).

REFORÇO NEGATIVO (R-)
Retira-se o que incomoda o animal no momento em que o comportamento esperado ocorre, como recompensa.
Ex: afrouxar a guia, parar um choque, parar de cutucar/dar tapas, etc.

PUNIÇÃO POSITIVA (P+)
Quando adiciona-se algo que incomoda o animal para evitar certo comportamento.
Ex: tranco, tapas, choque, puxões, cutucões, dar susto, etc.

PUNIÇÃO NEGATIVA (P-)
Quando retira-se algo que o animal quer/gosta devido um comportamento indesejado. Espera-se que o comportamento seja reprimido dessa forma, diminuindo ou até cessando.
Ex: castigo, ignorar, tirar comida/petisco, tirar brinquedos, sair do recinto, etc.

ESTÍMULOS ADVERSOS
“Estímulo adverso é o mesmo que estímulo aversivo, que provoca aversão, os reforços negativos poderiam ser chamados de estímulos adversos. Exemplo: o som da broca do dentista para quem tem medo é estímulo aversivo, o chicote para o cavalo que puxa uma carroça, a ameaça do assaltante, etc.”

R+, R-, P+ e P- são os métodos mais usados em um treino com cães e gatos. O EA é completamente rejeitado por profissionais que não trabalham com agressões físicas (o que ainda, infelizmente, é comum).

A idéia de Reforço e Punição (tanto + como -) veio de Skinner.
Depois de testar ratos e camundongos, passaram a usar na psicologia comportamental com pessoas, logo partindo pra outros animais como cães, gatos, cavalos, elefantes, ursos (qualquer animal adestrável), com a intenção de erradicar aversivos pesados e traumáticos como agressões físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário