Se o cão arrastar muito a bunda no chão (ato comumente associado a vermes), morder pernas traseiras, rabo, etc então talvez ele precise ter a glândula esvaziada. O mal cheiro característico também é sinal dessa “necessidade”.
O que são?
São “saquinhos” localizados ambos aos lados do ânus. Esses sacos (que podem ser de 4 a 8), contém uma secreção que pode variar da cor amarelada a castanha ou cinzenta em animais saudáveis.
Quando o cão defeca, geralmente as glândulas se esvaziam (não sei se totalmente).
Pra que serve?
A glândula é um dos odores usados pra marcar território. As glândulas anais são a razão dos cães se cheirarem naquela região; eles não cheiram o ânus, e sim as glândulas que ficam à volta.
Por que esvaziar?
Se as glândulas não ficarem devidamente esvaziadas, o animal pode contrair algumas doenças anais (?).
Por que alguns cães têm odores fortes e outros não?
Algumas raças, tais como Poodle, Chihuahuas, Dachshunds, Cavalier King Charles Spaniels, cães obesos, têm mais probabilidade de sofrer com algum problema nas glândulas anais (o que não significa que um cão SRD, extremamente saudável não vá sofrer de problemas nas glândulas anais).
Uma teoria (teoria pois não foi comprovado cientificamente) diz que uma dieta com alta fibra alimentar “ajuda” a esvaziar as glândulas normalmente.
Os cães que necessitam ter as glândulas anais esvaziadas manualmente, tendem a ter problemas recorrentes. O dono deve se certificar pra fazer uma “limpeza” regularmente.
Como saber se o cão tem problemas?
1. O cão esfrega a bunda no chão/tapete/etc.
2. O cão mordisca a parte traseira repetidas vezes.
3. O cão desenvolveu um cheiro putrefato.
4. O cão demonstra desconforto/dor na região anal.
5. Nota-se um inchaço na região anal.
Nota: alguns acham que a glândula anal quando esvaziada, tende a produzir mais o líquido que causa o mau odor. O ideal, é levar em um veterinário.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário